Como utilizar o Whatsapp para aumentar as vendas?




A forma como as pessoas se relacionam com as marcas, conhecem os produtos e realizam compras mudou muito nos últimos anos. Novos canais de comunicação, aplicativos para smartphones e a internet são ferramentas poderosíssimas que não podem deixar de ser utilizadas pelas empresas.

Dentre os aplicativos, um que ganhou destaque no país foi o Whatsapp. O sistema de envio de WhatsApp Marketing da SpeedMarket uma das principais forma de comunicação entre clientes e Empresas, sendo também uma ferramenta fundamental para venda e fidelização de clientes. Além de facilitar a troca de informações, o aplicativo pode ser utilizado para o relacionamento com os clientes e, principalmente, para auxiliar no processo de vendas.

Para ajudá-lo, apresentaremos neste post como utilizar o sistema de WhatsApp Marketing da SpeedMarket para aumentar as vendas! Confira!

Criação de um canal para comunicação

A principal finalidade do WhatsApp é conectar as pessoas por meio de mensagens de texto, correto? Por isso, o primeiro uso do aplicativo em uma empresa deve ser a criação de um canal de comunicação.

Esse canal deve ser utilizado para manter um relacionamento com os clientes e permitir que eles possam tirar dúvidas sobre os produtos e serviços, ajudando-os a definir como suprir suas necessidades e fechar negócio.

As empresas devem deixar pessoas encarregadas a responder os questionamentos dos clientes e manter o contato com eles, buscando sempre ajudá-los na escolha dos produtos e direcioná-los nos processos de compra.

Nutrição de leads

Sempre que os clientes procurarem a empresa ou realizarem compras, deve-se fazer com que eles preencham um formulário de cadastro. Com os dados preenchidos é possível acesso ao número de WhatsApp utilizado pelos clientes, bem como suas preferências.

Esses leads são extremamente importantes para a empresa, haja vista que demonstraram interesse pelos produtos comercializados ou já fizeram compras. Essas pessoas são potenciais compradores, devendo ser nutridas e atendidas de forma adequada. Essa nutrição de leads deve ser feita também pelo aplicativo de envio de mensagens.

Por meio do WhatsApp é possível enviar fotos, textos e conteúdos especiais para os clientes, nutrindo-os com informações relevantes que possam direcioná-los pelo funil de vendas, fazendo com que realizem novas compras.

Uma dica muito importante é utilizar o cadastro dos clientes para criar listas de transmissão, segmentando o público Desta forma, é possível enviar aos clientes produtos e conteúdos que sejam condizentes com seus desejos, fazendo com que o WhatsApp seja uma ferramenta bastante eficaz para o aumento das vendas.

Técnicas de vendas

Por último, é muito importante citar como utilizar as técnicas de vendas propriamente ditas por meio do WhatsApp. Dentre as principais técnicas, pode-se destacar algumas abaixo.

  • Envio de promoções: as empresas podem utilizar o aplicativo para divulgar promoções aos clientes. Por meio do sistema de envios de WhatsApp Marketing da SpeedMarket é possível enviar para listas de contato, aumentando a divulgação e favorecendo a disseminação.

 

  • Disparo de cupons: o WhatsApp é um ótimo canal para envio de cupons de desconto para os clientes. Além disso, pode-se orientar também que os consumidores encaminhem para outras pessoas, fazendo com que as visualizações sejam maiores e que a busca pelo negócio cresça.

 

  • Envio de convites: pode-se também fazer convites para eventos, feiras e lançamentos de produtos, aumentando as visitas e, possivelmente, as vendas.

 

  • Divulgação de produtos: o aplicativo também permite o envio de fotos, desta forma é possível divulgar os itens e apresentar aos clientes as novidades, induzindo-os a conhecer os novos produtos e realizar compras.

 

Aprendeu como utilizar o WhatsApp para aumentar as vendas? Agora não deixe de entrar em contato com a SpeedMarket e conheça as melhores ferramentas para envio de mensagens!