Quais são os melhores canais de comunicação para sua Empresa?




Atualmente o relacionamento com o consumidor é um ponto-chave para que sua Empresa fidelize clientes antigos e atraia novos. Portanto, quaisquer falhas neste processo podem representar grandes perdas financeiras e de espaço no mercado. Para evitar que isso ocorra, o empresário deve investir em canais de comunicação eficientes, que tenham a capacidade de trazer o retorno esperado.

Os meios escolhidos para a comunicação entre empresa e clientes precisam ser considerados de acordo com a cultura, missão e valores organizacionais, além de contribuir para um alcance mais significativo, para obter um maior índice de vendas e, consequentemente, de lucro.

Para você que deseja melhorar os seus resultados, nada como conhecer a importância do relacionamento com o cliente e explorar os melhores canais de comunicação para agregar maior valor à sua marca e ganhar um diferencial competitivo frente à concorrência que uma empresa fidelize clientes antigos e atraia novos.

Se esse é o seu objetivo, continue a leitura e acompanhe valiosas dicas para o seu negócio!

 Escolher os canais de comunicação

Atualmente, o mercado oferece diversas opções de canais de comunicação para as organizações. No entanto, a seleção dos melhores para a sua empresa deve ser baseada de acordo com o perfil dos clientes de seu negócio e em suas preferências de contato.

Outra opção é mesclar diversos canais de atendimento para oferecer uma solução multicanal aos consumidores. Dessa forma, é possível dialogar de maneira satisfatória para ambos os lados e disponibilizar produtos, serviços e suporte conforme a necessidade de seus clientes.

Dentre diversos canais, separamos dois para você, que podem melhorar muito a comunicação com os seus clientes e aumentar suas vendas, confira!

 

SMS

O SMS ganhou notoriedade e vem reforçando o time dos canais de comunicação das empresas com seus clientes. O envio das mensagens tem um custo muito baixo e tem uma taxa de entrega de 98%, ou seja, praticamente sem barreiras para a comunicação.

Uma das maiores vantagens desse canal é que o próprio consumidor pode interagir com o uso de palavras curtas, como “sim” ou “não” ou ainda por meio de uma nota para atendimentos e entregas.

O SMS também pode ser utilizado para a confirmação de pedidos e consultas médicas, informar o status de uma compra, entre outros. Como se trata de uma ferramenta bastante flexível, ele vem conquistando um espaço  relevante no mercado, com destaque para os segmentos de varejo, financeiro, saúde e educação, além de várias empresas de prestação de serviços e de atendimento ao consumidor.

Para as campanhas de marketing, o SMS é usado para enviar promoções, por exemplo com cupons de desconto para os clientes. Também um uso muito simples e que surpreende positivamente é o tracking para compras feitas em lojas virtuais. O cliente recebe as informações sobre o seu pedido e transporte, conseguindo se organizar para o recebimento do mesmo e alinhando as expectativas de entrega. Muitas empresas que já apostaram nesse uso, afirmam que foi extremamente importante para:

·         reduzir custos operacionais com ligações e contatos por email e em redes sociais de clientes reclamando sobre a chegada do pedido;

·         evitar a exposição negativa da marca em diversos canais, o que gera menor confiança na marca e menor conversão de vendas, além do trabalho de lidar com essa questão;

·         facilidade de entrega, pois o cliente já está sabendo quando a mercadoria chegará;

·         encantamento e fidelização do cliente, pois a ação gera confiança na marca.

Viu como uma ação simples e de baixo custo pode agregar várias vantagens a um negócio?

 

WhatsApp

O WhatsApp se tornou uma ferramenta poderosa quando o assunto é a troca de mensagens instantâneas entre as pessoas. Esse poder não se reflete somente na comunicação pessoal, mas o aplicativo também traz inúmeros benefícios para as empresas, como atrair mais clientes e melhorar a comunicação com eles, devido à sua popularização e facilidade de uso.

As possibilidades trazidas pelo seu potencial de aproximação com o público são tantas, que a comunicação com os clientes por meio dessa ferramenta de envios de WhatsApp Marketing da SpeedMarket se tornou uma das principais ferramenta usada em marketing no Brasil.

Confira, portanto, nossas dicas para atrair mais clientes usando o WhatsApp!

Aumente seus leads

As mensagens enviadas via WhatsApp são constantemente recebidas e estão entre as mais visualizadas pelos usuários. Sua empresa já deve possuir um banco de dados com os números pessoais de seus clientes, facilitando o processo da comunicação.

Mas saiba que é possível aumentar esse número de pessoas por meio de indicações. Incentive os seus clientes atuais a indicar amigos e conhecidos para o seu negócio, oferecendo, por exemplo, descontos em compras ou brindes. Dessa forma, você consegue aumentar seus prospects para o disparo de mensagens via WhatsApp e ainda fidelizar seu cliente.

Descubra o perfil de seus clientes

Outra dica importante envolve a necessidade de conhecer a fundo o perfil de seus clientes. Cada estabelecimento atende um tipo específico de pessoas, que fazem parte de um grupo em especial. Descobrindo o perfil da maioria de seus clientes, você pode adequar o conteúdo das mensagens que serão enviadas.

A linguagem empregada para sua audiência também precisa de atenção; afinal, não é possível falar com pessoas entre 18 e 24 da mesma forma que se fala com outras, entre 40 e 45 anos, por exemplo. Leve em consideração também outras informações, como sexo e classe social.

Use bons conteúdos

A riqueza e a relevância dos conteúdos são fundamentais para se obter sucesso nas mensagens disparadas via WhatsApp. Com essa ferramenta, você pode usar textos, imagens, vídeos e até áudios. Faça, por exemplo, um boletim informativo, para manter seus clientes bem instruídos sobre tudo; especialmente sobre suas ofertas, artigos e lançamentos.

Vale a pena também enviar promoções exclusivas, propagandas e cupons de desconto. Se sua empresa produz pequenos vídeos, você pode enviá-los por meio do aplicativo. Contudo, é importante ressaltar que tudo isso precisa ser relevante para o seu público. Mantenha o conteúdo relacionado com seus negócios e jamais exagere na quantidade de mensagens enviadas.

Aproveite o aplicativo para atendimento ao cliente

Outra excelente maneira de usar o WhatsApp e atrair mais clientes é por meio do atendimento ao cliente. Por ser uma ferramenta dinâmica, ele pode ser um canal de comunicação eficaz entre o cliente e a empresa. Por isso, é importante ficar atento às mensagens recebidas e responder seus clientes o mais rapidamente possível.

É conveniente deixar mensagens pré-produzidas. Dessa forma, o atendimento se torna mais ágil e facilita a comunicação, tornando-a veloz e muito profissional.

Utilize uma ferramenta profissional para disparo

Usar o próprio aparelho para disparar as mensagens é uma alternativa. Porém, se você possui uma grande base de dados, com muitos contatos, talvez seja melhor adotar uma alternativa ainda mais eficiente.

Opte por trabalhar com a ferramenta de disparo de WhatsApp.Marketing da SpeedMarket assim você pode planejar as mensagens a serem enviadas e construir cada uma de forma a atingir apropriadamente seu público-alvo. Além disso, há relatórios de entrega que demonstram se seus esforços estão funcionando ou se sua estratégia precisa ser modificada.

Agora que você já sabe o potencial desses dois canais, que tal começar a criar suas campanhas de SMS e WhatsApp Marketing com o sistema da SpeedMarket?