Como cobrar seu cliente com SMS?




Uma boa comunicação é primordial para a reputação da sua companhia, principalmente quando se trata de instituições financeiras. O momento da cobrança, por exemplo, exige cautela para que a efetivação do negócio seja concluída com sucesso.

Os meios de comunicação tradicionais, como telemarketing e envio de correspondências, costumam ser falhos mediante a tanta tecnologia que nos cerca, o que dificulta no momento de notificar usuários inadimplentes, bloqueio de contas e cartão, ofertas de renegociação, entre outros. 

E é por isso que o SMS está recuperando o seu espaço novamente no mundo corporativo, mesmo com o advento das redes sociais. 

- Cobrança digital 

As plataformas digitais surgiram para facilitar o contato entre companhia e cliente, e hoje os dispositivos digitais são usados por mais de 168 milhões de brasileiros que conferem o celular pelo menos 150 vezes por dia. 

Além do email, redes sociais, chatbots e SMS também são capazes de cumprir a função da cobrança efetuando o envio de faturas e boletos, trazendo bons resultados para a instituição. 

O uso da cobrança por SMS 

Um dos motivos pelo qual as plataformas digitais vêm conquistando a cada dia mais usuários é a comodidade. Não é preciso esforço para conferir a caixa de entrada das mensagens de texto do seu celular, então por que não resolver tarefas bancárias por este meio? 

É pensando nessa praticidade para o cliente que as instituições financeiras estão focando mais na cobrança SMS do que em qualquer outro canal. 

- Vantagens 

A cobrança feita via mensagem, principalmente SMS, é entregue diretamente para o cliente. Além de ter a certeza de que o consumidor vai receber a notificação, esta forma de comunicação evita constrangimentos por muitas vezes se tratar de assuntos pessoais e sigilosos. 

Entre as vantagens também está a facilidade na hora de precisar enviar segunda via de boleto. Na maioria das vezes, o SMS funciona em conjunto com as redes digitais no envio do código da fatura, que é o suficiente para que seja copiado e colado em um aplicativo de internet banking do celular para efetuar o pagamento. O envio de links para o acesso da fatura completa também possível. 

Com isso o cliente fica mais propenso a pagar a sua fatura quando o contato é feito o mais cedo possível. De acordo com dados da Audac, quando a notificação é enviada até o 30º dia de vencimento, os acordos bem sucedidos chegam a 85% em comparação ao contato após 60 dias, que sucede em apenas 15% das vezes.

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