Como captar leads com o sistema de WhatsApp Marketing?




O WhatsApp é, sem dúvidas, o mensageiro mais popular do Brasil. Sendo utilizado por 120 milhões de brasileiros, ele caiu na graça popular desde a sua chegada no mercado tupiniquim. Além de facilitar a comunicação entre pessoas, esse uso tão intenso cria um canal a ser aproveitado pelas empresas. Para que os resultados cheguem, é preciso captar leads com WhatsApp Marketing.

Ao mesmo tempo, esse é um conceito relativamente novo, então dúvidas sobre o tema são muito frequentes. Para esclarecer o que e como fazer, descubra tudo sobre como gerar oportunidades com esse meio!

Quais são as etapas para captar leads com WhatsApp Marketing?

Já que o WhatsApp é tão relevante na vida de boa parte dos consumidores, a primeira ação para gerar leads é abrir esse canal de comunicação. Ou seja, a sua empresa precisa de um número exclusivamente dedicado para o WhatsApp e começar a divulgação sobre ele.

O ideal é que ele esteja integrado às várias outras estratégias de marketing digital, até mesmo para criar a experiência omnichannel que é tão desejada pelos clientes atuais.

Isso significa, por exemplo, divulgar o número de WhatsApp nas redes sociais, no site e nos outros canais adequados. A ideia é fazer com que as pessoas saibam que a empresa oferece essa possibilidade.

Também é necessário ter um atendimento dedicado e preparado. Ao oferecer uma abordagem direta, personalizada e descomplicada, o público terá uma boa experiência.

Mas, afinal, como fazer com que as pessoas cheguem até à marca? Para isso, podem-se usar recursos como divulgação em massa, promoções direcionadas para esse canal ou estímulo à interação de maneira específica.

O objetivo é inserir essa forma de contato na realidade dos clientes, criando uma possibilidade para gerar leads. A partir do interesse de cada um, é possível qualificar cada pessoa como um lead potencial ou para o pós-venda, por exemplo.

Por que fazer a segmentação?

Nesse cenário, inclusive, captar leads com WhatsApp Marketing também exige uma segmentação. A atuação consiste em qualificar e dividir os contatos de acordo com seus interesses e necessidades.

Alguém que já contratou um serviço e que entra em contato, por exemplo, deve ser encaminhado para a parte de pós-vendas. Já quem solicita o contato com um consultor está muito mais preparado para a compra do que quem ainda não conhece muito bem a solução.

Ao segmentar, inclusive, é possível oferecer estratégias de nutrição direcionadas e efetivas.

Como nutrir esses leads?

Para fechar vendas, não basta captar leads com WhatsApp Marketing. É necessário fazê-los descer pelo funil de vendas, de tal modo que ficam preparados para tomar a decisão e escolher o negócio.

Por oferecer um relacionamento direto e relevante, o WhatsApp é um ótimo meio de nutrição. Baseando-se na segmentação feita previamente, podem-se fazer ofertas e enviar conteúdos adequados a cada contexto de interesse.

Para ter sucesso na tarefa, inclusive, é muito relevante contar com as ferramentas certas. Uma de disparo automático, por exemplo, garante que tudo aconteça de forma estruturada, sem erros e com maiores chances de sucesso. Não abra mão, portanto, de usar uma ferramenta adequada.

Conforme forem descendo pelo funil de vendas, os contatos devem ser repassados para o time comercial, que trabalhará com as possibilidades rumo à conversão.

Ao seguir essas práticas, você poderá captar leads com o WhatsApp Marketing de forma efetiva. E visto que ter o apoio tecnológico é tão importante, entre em contato com a SpeedMarket e conheça o que podemos oferecer.