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WhatsApp para a politica.




 

 

Nas eleições majoritárias, O Marketing Político no Whatsapp surpreendeu até mesmo pela qualidade de algumas campanhas, que souberam dosar a utilização da ferramenta e seu potencial de comunicação, coisa ainda rara no Brasil quando se fala demarketing político digital.

 

Não é que seja a mesma coisa, e nem mesmo o mesmo ambiente de comunicação, mas depois da proibição do telemarketing em campanhas de marketing político, oWhatsApp se tornou a ferramenta que mais se aproxima deste canal de comunicação.

Por ser uma ferramenta de marketing político online relativamente nova, as experiências e seus resultados ainda são escassos, e por isso, só podemos trabalhar com os dados e cases que já estão disponíveis. Mesmo assim, é possível traçar um bom cenário para aplicação desta ferramenta.

Aplicações do WhatsApp no marketing político digital

Muita gente vê o WhatsApp apenas como um novo canal de comunicação entre o candidato e seus eleitores em potencial, mas em função das diversas ferramentas oferecidas pelo aplicativo, ele pode ser usado em muitas outras funções inerentes ao trabalho do marketing político eleitoral.

Do ponto de vista da gestão de campanha, podemos utilizar o WhatsApp nas seguintes situações, por exemplo:

  • Gerenciamento de contatos entre membros da campanha do candidato, através da ferramenta de Grupos no WhatsApp
  • Canal para envio de imagens e vídeos de eventos para a base de coordenação de conteúdo da campanha para publicação imediata

No que diz respeito ao relacionamento do candidato com seus possíveis eleitores e militância, podemos destacar as seguintes aplicações:

  • Grupos para contatos entre militantes e outros apoiadores
  • Canal para atração de eleitores para outras mídias sociais, como o Facebook e Twitter
  • Comunicação entre o candidato e a população interessada em sua mensagem
  • Suporte aos eleitores em dúvida sobre procedimentos eleitorais

Como nem tudo são flores no que diz respeito ao marketing político, sabemos também que o WhatsApp pode ser usado de forma antiética, para a disseminação de boatos ou até mesmo ataques diretos às candidaturas adversárias. Faz parte do jogo infelizmente.

Formato diferente e estratégia diferente

 diferença fundamental está no fato de que, no caso do Twitter e Facebook, a comunicação entre candidato e eleitor se dá em um ambiente público, ou seja, todos podem acompanhar a conversa. Já no caso do WhatsApp, essa comunicação se dá em um ambiente fechado, e isso cria um comportamento distinto.

Mantenha-se atualizado sobre as tendências e aplicações do marketing político no WhatsApp e outras questões relativas ao marketing político digital em nosso blog. http://www.speedmarket.com.br/blog/views/noticia/noticia_list.php