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WhatsApp para Campanhas de Marketing na Eleições




Lugar comum no cotidiano de qualquer brasileiro com um smartphone e acesso à internet, o WhatsApp deve ser crucial nas eleições deste ano. Alvo prioritário de marqueteiros políticos, a rede social tem diversas características que a tornam central para a disputa política: é amplamente disseminada; fechada e, portanto, com conteúdo de difícil verificação; e, ao contrário do Facebook, que comprou o WhatsApp em 2014, ainda não tem uma preocupação explícita com a disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news.

O WhatsApp é um colosso no Brasil. Segundo o mais recente levantamento próprio da empresa, de maio de 2017, são 120 milhões de usuários. No último dia 22, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que 94,2% dos brasileiros entram na internet por telefones celulares e que 94,2% dos acessos têm como objetivo trocar mensagens de voz e imagens “por aplicativos diferentes de email”. Trata-se justamente das características do WhatsApp, o mais popular entre seus concorrentes. Uma pesquisa do Ibope publicada em junho do ano passado foi no mesmo sentido e revelou que o aplicativo é a principal rede social do Brasil, sendo utilizada por 91% dos internautas.

Com isso vamos te mostrar algumas estratégias para se usar o WhatsApp na eleições.

1. Informe seus eleitores

O WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens, porém conta com uma estrutura bastante diferente do já tradicional SMS.

E não estou falando apenas do uso gratuito, mas também da possibilidade de escrever mensagens maiores (1000 caracteres contra 160 caracteres), além de anexar (e gravar) vídeos, áudios e fotos.

Todo esse aparato de mídia permite a entrega de informações completas e atrativas. Aproveite para informar as pessoas sobre as propostas e objetivos da campanha de um candidato político.

2. Chamada para participação

Uma campanha precisa enfrentar diversos desafios, como a desconfiança com a classe política. Mas isso não quer dizer que seja uma missão impossível.

O WhatsApp, por ser uma ferramenta que favorece a interação de modo mais pessoal, pode ser usado para convidar as pessoas a participar da campanha.

Uma possibilidade é pedir opiniões sobre o plano de governo e ouvir as demandas da população — assim, o candidato consegue se aproximar da realidade das pessoas.

3. Chamada para mobilização

Comícios, caminhadas, passeatas, carreatas, bicicletadas, visitas a bairros e comunidades, debates… Uma agenda de campanha política é bastante movimentada e a participação dos apoiadores é imprescindível em todas as ações.

O WhatsApp é um meio dinâmico e um excelente mecanismo para mobilizar as pessoas e envolvê-las ainda mais na campanha.

Na hora de chamá-las para as mobilizações, lembre-se de que o conteúdo é facilmente compartilhável e elas podem enviar para as suas listas de amigos, então prepare um material próprio para isso.

4. Disponibilize um canal de atendimento ao eleitor

As pessoas têm dúvidas e querem que os candidatos as respondam. O WhatsApp pode se tornar um canal de atendimento para essas pessoas.

Disponibilize alguns números para que os eleitores possam enviar as mensagens com as suas dúvidas e questionamentos a respeito da campanha e sempre responda.

Além de aumentar a interatividade e se aproximar da população, ainda é possível avaliar como a campanha tem sido recebida e qual o impacto das propostas do candidato na sociedade.

5. Dê ao seu eleitor um bom conteúdo.

Assim como qualquer estratégia de marketing digital, o conteúdo é a principal ferramenta para chamar atenção e atrair pessoas.

Nenhuma das estratégias listadas acima terá grandes resultados se um excelente conteúdo não for utilizado — seja na apresentação da proposta, nos convites para participação dos atos de campanha, no diálogo com a população ou na reposta para as dúvidas.

Um conteúdo de qualidade sempre será a principal ferramenta, inclusive para o WhatsApp nas eleições.

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