7 motivos para usar SMS Marketing em vez de e-mail marketing




 

Você quer divulgar a sua marca, mas ainda está indeciso entre SMS Marketing e e-mail marketing? Então leia este texto e veja de que maneira o SMS Marketing sai na frente quando o assunto é eficiência. Além de usarem canais diferentes para chegar ao público, SMS Marketing e e-mail marketing também provocam resultados consideravelmente distintos. Confira!

 

O SMS Marketing tem taxa de leitura maior
98% de taxa de leitura: eis o percentual de leitura de um SMS (em contraposição a 20% de um e-mail marketing). Trata-se de uma métrica bastante elucidativa quando mensuramos o poder de alcance das mensagens curtas de texto!

O SMS Marketing é visto em 90 segundos
Essa informação vem da pesquisa Modern Marketing Essentials — Mobile Marketing Guide. O levantamento feito pela Oracle revelou que o tempo médio para a leitura de um SMS é de 90 segundos — o que dá aos departamentos e às agências de publicidade a possibilidade de trabalhar com promoções sem se preocupar com o timing. Segundo o mesmo estudo, o tempo de abertura de um e-mail marketing é de 2,5 dias.

A maioria da população usa celulares
O Brasil encerrou novembro de 2014 com cerca de 280 milhões de linhas de telefone celular. Com isso, nos tornamos o 4º país com o maior número de celulares do mundo. Muitos brasileiros não têm acesso à internet — mas têm em seu bolso um aparelho celular, ainda que de modelo antigo. Esses detalhes tornam mais amplo o alcance de uma campanha de SMS Marketing em relação ao envio de e-mails.

E-mail marketing pode não ser eficaz em algumas situações
Esse estudo é fundamental para você compreender a diferença entre SMS Marketing e e-mail marketing: a Return Path, líder mundial em E-mail Intelligence, mostrou que 40% das mensagens publicitárias enviadas por e-mail não chegam ao destinatário — 15% delas caem na caixa de spam, e os outros 25% são bloqueadas.

E-mail marketing exige muito planejamento
Há alguns anos, a Bitdefender divulgou alguns dados de suas soluções de segurança. O relatório informou que 264 bilhões de spams circulam pela web todos os dias. Com toda essa quantidade de material não solicitado sendo depositado na caixa de e-mail das pessoas, o envio de e-mail marketing passa a envolver um planejamento cauteloso para que sua comunicação não agrida seus consumidores. O SMS não costuma envolver questões tão delicadas.

O SMS Marketing transmite uma ideia de exclusividade
Uma boa campanha de e-mail marketing pode trazer resultados positivos quando formulada em conjunto com outras estratégias de comunicação. Entretanto, é preciso ter cuidado para que essa ferramenta não associe sua marca à ideia de massificação, provocada pela enxurrada de e-mails publicitários que caem em nossa caixa de entrada todos os dias.
Por outro lado, o mesmo estudo da Oracle já citado acima mostrou que, dentre todo o tráfego diário de SMS no mundo, apenas 1% é spam. Isso explica porque receber um SMS Marketing gera a sensação de exclusividade.

 

O SMS Marketing é mais objetivo
O e-mail marketing deve ser cuidadosamente planejado para não ser prolixo, já que a mensagem pode ter tamanho ilimitado. No caso do SMS, são 160 caracteres disponíveis — o que obriga o emissor a ser objetivo. Em um universo em que as pessoas têm poucos segundos de atenção disponíveis, clareza faz a toda diferença.