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Whatsapp como ferramenta de marketing, por que as empresas devem utilizar?




O WhatsApp revolucionou a forma como as pessoas se comunicam. Diariamente, são trocadas 34 bilhões de mensagens instantâneas pelo aplicativo. Com seus smartphones, 100 milhões de brasileiros se comunicam com os amigos, falam sobre trabalho e trocam conteúdos de texto, áudio, imagem e vídeo.

Diante desse quadro, os empreendedores não demoraram a ver o WhatsApp como ferramenta de marketing. Afinal, é preciso estar onde o consumidor está.

Entretanto, o uso do app para geração de leads e relacionamento com o público ainda é alvo de dúvidas entre os profissionais de marketing. Isso realmente funciona? Como? É isso que você vai aprender lendo este artigo. Vem com a gente!

Começando a utilizar o sistema de WhatsApp Marketing da SpeedMarket como ferramenta de marketing e comunicação.

Conseguir uma lista de leads não é um trabalho fácil, e uma abordagem errada pode colocar tudo a perder. Portanto, para começar a utilizar o WhatsApp como ferramenta de marketing, considere seguir estes passos:

  1. Planeje. Não saia enviado mensagens sem nenhuma estratégia!
  2. Só envie mensagens com a autorização do cliente.
  3. Integre o WhatsApp marketing com outros canais online.
  4. Não use o app como canal de propaganda, mas como um canal de relacionamento.

Seguindo esses passos, a sua estratégia de marketing pelo WhatsApp vai soar como uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

Aproveitando a versatilidade do WhatsApp

Diferente de outros canais, como o Facebook ou o telefone, o WhatsApp permite que você trabalhe diferentes tipos de conteúdo e, assim, mantenha sempre a proximidade com o cliente.

Pense na possibilidade de criar ações pontuais, enviar promoções do dia, realizar sorteios, divulgar um novo banner e até catálogos em PDF. Tudo isso através de uma sequência lógica, adequada ao funil de vendas.

Você só tem que levar em consideração a frequência do envio, para não parecer inconveniente e ser bloqueado pelo seu lead. Lembre-se de que você deve mandar apenas conteúdo que interesse ao destinatário, e somente com a permissão dele.

Entendendo a eficiência do aplicativo

Quantos e-mails com promoções chegam diariamente na sua caixa de mensagens? E quem nunca se sentiu incomodado com aquele vendedor que insiste em ligar nas piores horas?

Comparado com outras ferramentas de marketing, o WhatsApp ganha em qualidade de abordagem. Isso sem falar na economia de tempo e recursos, pois o aplicativo é uma ferramenta de disparo em massa e que não requer muito tempo de operação, apenas planejamento, assim como toda ação de marketing.

Utilizando o app como aliado da sua equipe de vendas

Por que não aproveitar o WhatsApp para vendas? Empreendedores individuais e restaurantes já usam o aplicativo com essa finalidade, aliando-o com outros canais de venda, como telefone e internet, e com o atendimento presencial.

Isso só facilita a vida do cliente. Entretanto, respeite os passos estabelecidos no seu planejamento e escolha uma abordagem que seja adequada ao seu negócio.

Desenvolvendo relacionamentos através do WhatsApp

Outra funcionalidade do WhatsApp como ferramenta de marketing é a possibilidade de utilizá-lo para manter um relacionamento mais engajado e eficiente com o cliente.

Pense em como uma empresa pode parecer mais próxima e comprometida com o consumidor se ela oferecer um serviço pós-vendas atravez do aplicativo! Que tal se, logo depois da compra, uma mensagem de agradecimento e um pedido de avaliação do produto chegassem diretamente no smartphone do cliente?

São muitas as possibilidades do WhatsApp como ferramenta de marketing. Se você segue uma estratégia e as nossas dicas, seus resultados serão cada vez melhores.

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