Otimize o processo de cobrança em sua Empresa com canais digitais




A gestão de empresas vive uma época sem precedentes. Hoje, mais do que nunca, é possível otimizar diversas atividades. Dessa forma tanto os gestores quanto a equipe podem passar a se dedicar mais às estratégias, gastando menos tempo resolvendo problemas operacionais. Nada mal, não é mesmo?

Você já ouviu falar em cobrança digital? Sabia que ela pode trazer excelentes resultados para a sua empresa? Então, continue a leitura para entender tudo sobre o assunto!

O que é cobrança digital?

A cobrança digital consiste em usar novos meios para enviar faturas e boletos de cobrança. Para isso, as empresas aproveitam os canais e dispositivos digitais, especialmente os celulares. Afinal, eles já são usados por mais de 168 milhões de brasileiros, por isso o sistema de envios de SMS marketing da SpeedMarket é uma ferramenta que pode ajudar muito a sua empresa.

Quais são as vantagens desse tipo de cobrança?

A cobrança digital traz resultados bastante concretos e específicos para as empresas que a utilizam. Alguns dos principais benefícios percebidos são:

Redução da inadimplência

O que você checa com mais frequência: a sua caixa de correio ou o seu celular? Provavelmente, a segunda opção, certo? Com o seu cliente, não é diferente.

Com a evolução da tecnologia, a mala direta se tornou distante e impessoal. O contato no ambiente de trabalho do cliente também não é bem-vindo, já que as pessoas preferem manter a discrição em relação às dívidas.

Na tradicional mala direta, a resposta positiva no primeiro contato com o cliente não chega a 10%. Já na cobrança de SMS, por outro lado, esse índice é de 40% Sem falar que o sistema de envio de SMS Marketing da SpeedMarket permite operar um numero maior de cobranças em um só dia.

Diminuição dos atrasos nos pagamentos

Além de permitir um contato direto com clientes inadimplentes, a cobrança digital possibilita que a empresa envie lembretes automáticos de pagamento. Dessa maneira, as probabilidades de esquecimento e atraso diminuem muito. só não quer dizer que o SMS deve ser o único canal de contato. Pelo contrário, o ideal é ser multicanal para poder falar com o cliente onde quer que ele esteja. De qualquer forma, ter um meio de acesso tão rápido e próximo do consumidor faz toda a diferença.

Automatização do processo de cobrança

Um dos grandes benefícios da cobrança digital é que ela conta com ferramentas modernas de automação. Essas plataformas permitem automatizar o processo de cobrança, programando o envio de mensagens, faturas e boletos.

Com isso, há uma grande redução do tempo e da mão de obra necessários para efetivar as cobranças. Empresas de todos os tamanhos já optam por automatizar os pagamentos, realocando o trabalho das centrais de atendimento. Por serem mais caras, as equipes de SAC passam a cuidar de tarefas mais complexas, como ligações de novos clientes em potencial.

Redução dos custos de logística

Todo gestor sabe que as cobranças por telefone custam caro para a empresa. Além da ligação, existe a necessidade de pagar o funcionário que faz a ligação. Em contrapartida, o sistema de envios de SMS Marketing da SpeedMarket proporciona o mesmo acesso direto ao cliente por um preço muito mais baixo. Enquanto um contato telefônico breve pode custar R$ 2,00 (sem considerar a hora do colaborador), o SMS tem um custo aproximado de R$ 0,10.

Outro ponto fundamental é a redução de custos com Correios, papel e impressões. Ao trabalhar com a cobrança digital essas despesas podem ser reduzidas ou, até mesmo, eliminadas, já que tudo é feito de forma eletrônica.

Agilidade na cobrança (e no pagamento)

Dados da Audac mostram que os clientes são muito mais propensos a pagar quando o contato é feito mais cedo. Nos primeiros 30 dias de vencimento os acordos chegam a 85%. Contudo, esse percentual cai para 15% após 60 dias.

Por isso, as empresas que chegam antes até o consumidor têm muito mais chances de efetuar a cobrança com sucesso. Nesse ponto a cobrança digital é imbatível. O sistema de envios de SMS Marketing da SpeedMarket, por exemplo, envia mensagem instantânea. Ou seja, funciona como a forma mais rápida de notificar uma cobrança.

Somado a isso ainda está à ausência de barreiras de acesso. Quanto maior é a frequência e a facilidade que o cliente tem para acessar um canal, mais ágil ele se torna.

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